O esporte que conquistou o coração das celebridades e modelos
O mundo esportivo é um universo próprio, onde predominam inúmeras áreas de especialização, profissionais, estudos, preferências e até preconceitos. É animador observar que o discurso sobre a importância de uma rotina física está se tornando cada vez mais popular. Além das recomendações de médicos e especialistas, também nos inspiramos nas estrelas e influenciadores — eles, ao compartilhar suas vidas, tornam-se, de certa forma, uma motivação para o presente.

Jadyn Xavier — Foto: Reprodução/Instagram
Ao observarmos as rotinas de Rosie Huntington-Whiteley, Kendall Jenner, Hailey Bieber e outras celebridades e influenciadores, destacamos o esporte que conquistou o coração deles: o pilates. A seguir, falaremos mais sobre o que é o pilates, suas vantagens e desvantagens.
O que é pilates?
Inicialmente, o pilates era popular entre dançarinos que precisavam de reabilitação após lesões, e foi criado por Joseph Pilates, nascido na Alemanha. Com o tempo, essa prática foi adotada pelo público em geral, pois o pilates é um esporte focado no fortalecimento dos músculos do core, realizado com movimentos lentos, exigindo concentração total e controle da respiração. O pilates pode ser praticado tanto em um colchonete comum quanto em uma máquina especial chamada reformer.

Rosie HW — Foto: Reprodução/Instagram
Vantagens do pilates
Como mencionamos, o pilates é excelente para fortalecer os músculos do core. Todos os movimentos combinados ativam os músculos abdominais e do assoalho pélvico, essenciais para estabilizar a postura e proteger o tronco. Os movimentos lentos e controlados também fortalecem e mobilizam a coluna de forma segura, tornando o corpo mais flexível e ajudando a aliviar desconfortos nas costas, comuns devido ao estilo de vida sedentário, cansaço ou outras causas.
Ao tornar o pilates uma rotina, você pode melhorar seu equilíbrio e coordenação. A concentração exigida durante os exercícios proporciona uma sensação de controle sobre o corpo, o que não só aprimora os resultados esportivos, mas também facilita as atividades do dia a dia. Além disso, o pilates fortalece as articulações e é uma ótima forma de combater o estresse e a ansiedade, graças ao seu ritmo mais lento.
Desvantagens do pilates
Se o seu objetivo é queimar calorias, talvez seja melhor optar pelo HIIT — treinos intervalados de alta intensidade. O pilates é mais voltado para o fortalecimento muscular e alongamento do corpo, enquanto o HIIT foca na queima de energia e no aumento da resistência cardiovascular. Além disso, praticar pilates pode exigir a supervisão de um instrutor, especialmente no início, quando você ainda está aprendendo a técnica correta. Esse acompanhamento é importante, pois a qualidade dos movimentos impacta diretamente a eficácia dos exercícios.
O pilates é uma ótima opção para quem deseja incluir os exercícios regularmente na rotina, pois seu ritmo mais calmo e movimentos de baixa intensidade têm menor risco de lesão em comparação com treinos de cardio ou musculação. Embora dizer que pilates é fácil seja um equívoco, ele é mais simples de integrar na agenda diária em comparação com outros esportes e não apresenta restrições de idade, gênero ou nível de condicionamento físico.
0 Comentários