A niacinamida é uma vitamina B3 solúvel em água e está se tornando cada vez mais comum nas fórmulas de produtos cosméticos. Também é conhecida como nicotinamida, vitamina PP, niacina, amida do ácido nicotínico e piridina-3-carboxamida. Quimicamente, a niacinamida é a amida do ácido nicotínico. Nos produtos cosméticos, é identificada como niacinamide.
Pesquisas identificaram vários mecanismos de ação da niacinamida em cosméticos: ação antioxidante, redução da hiperpigmentação, diminuição dos poros e ação seborreguladora; estímulo da circulação sanguínea; redução de vermelhidão (eritema) e melhoria do tom da pele. E não para por aí: o ingrediente fortalece as funções da barreira epidérmica, aumentando a síntese de lipídios, reduzindo a secura da pele e diminuindo a perda de água transepidérmica. A niacinamida melhora a elasticidade e firmeza da pele, pois estimula a síntese de colágeno, queratina e outras proteínas.
A concentração eficaz recomendada da substância em cosméticos varia de 2-5%. Em concentrações menores, como 0,5%, geralmente é utilizada em produtos hidratantes e restauradores de lipídios. Também existem produtos com concentrações de 10% e 20%, mas devem ser usados com cautela por pessoas com pele seca, propensa a erupções e irritações, ou sensível. Para não prejudicar sua pele, não é recomendável escolher de imediato produtos com a maior concentração desse componente ativo, pois isso não faz sentido. Até o momento, não existem estudos que comprovem que concentrações de 10% (ou mais) de niacinamida sejam mais eficazes. Normalmente, essa reatividade é causada por uma alta concentração de niacinamida, então é melhor começar a usar este ingrediente cosmético em concentrações de 2-5%.
Também existem riscos de reações alérgicas. Se o uso de niacinamida em cosméticos for consistentemente acompanhado de vermelhidão persistente, erupções, coceira e outras reações cutâneas, é melhor interromper o uso do produto. Vermelhidão na pele por alguns minutos após a aplicação de cosméticos com niacinamida é possível, mas isso não indica necessariamente que as manifestações alérgicas são causadas pelo uso do produto com niacinamida. Se você tiver reações como vermelhidão, experimente aplicar o produto na pele seca cerca de 5-10 minutos após a lavagem e observe a reação da pele.
Um fato agradável é que a niacinamida é adequada para todos os tipos de pele e faixas etárias. Ela pode ser encontrada até mesmo em produtos para cuidados com a pele de bebês. Cosméticos contendo este componente multifuncional são úteis durante todo o ano. Na temporada primavera-verão, a niacinamida ajuda a proteger a pele contra a radiação UV (observando que essa propriedade não elimina a necessidade de usar produtos com FPS).
A niacinamida combina bem com outros componentes em cosméticos. Ela não é comedogênica e não aumenta a fotossensibilidade (sensibilidade à exposição solar). O pH do componente é neutro, variando entre 5-7. Para hidratação intensa da pele e minimização dos sinais de envelhecimento, escolha um produto em que a niacinamida seja combinada com ácido hialurônico. Se você deseja melhorar a firmeza da pele, fortalecer os vasos sanguíneos e dar à pele um brilho radiante, escolha produtos com uma combinação vencedora de ingredientes — peptídeos e niacinamida. A combinação de niacinamida e zinco em produtos cosméticos ajuda a eliminar erupções na pele. Além disso, a niacinamida pode ser encontrada em fórmulas de produtos calmantes, hidratantes e até mesmo em peelings ácidos.
A eficácia deste ingrediente é impressionante. No entanto, não se desanime se os resultados não forem imediatos. Conclusões sobre a eficácia do produto podem ser feitas após algumas semanas de uso. O efeito pronunciado geralmente se manifesta após um mês de uso contínuo.
0 Comentários