5 sintomas de desequilíbrio hormonal
No nosso organismo, há uma variedade de hormônios que desempenham papéis importantes, regulando o metabolismo e influenciando funções fisiológicas. Eles controlam desde os processos de crescimento e desenvolvimento, até a regulação do humor, energia e funcionamento do sistema imunológico ou seja, todos os hormônios devem estar em equilíbrio para garantir o bom funcionamento do corpo.
No entanto, quando seus níveis começam a mudar, ocorre um desequilíbrio, o que pode levar a consequências sérias para a saúde física e mental. Esses desequilíbrios podem ser causados por vários fatores, como dieta inadequada, estresse, falta de exercício, ou condições médicas subjacentes.
Como entender quando é urgente consultar um endocrinologista? Vamos falar sobre os principais sinais de desequilíbrio hormonal, que são mais comuns do que o normal e podem servir como um alerta para buscar ajuda médica especializada.
Esquecimento: Não consegue lembrar se desligou o ferro, onde colocou a carteira que viu há 5 minutos e fica perguntando repetidamente ao colega a mesma coisa? Estes são sinais de baixos níveis de estrogênio e cortisol. Pesquisas indicam que a queda nos níveis desses hormônios pode causar esquecimento, distração e redução da clareza mental.
Aumento de peso: Uma alimentação inadequada pode não apenas ser um fator direto para o ganho de peso, mas também um catalisador para distúrbios hormonais. Ou seja, você pode ganhar peso mesmo estando em uma dieta restritiva. Altos níveis de estrogênio, insulina e cortisol frequentemente levam ao acúmulo de gordura. Aumentos repentinos de peso indicam que algo está errado no organismo e é aconselhável consultar um endocrinologista.
Fadiga: sensação de cansaço desde a manhã ou ataques de irritação incontroláveis são sinais de desequilíbrio hormonal. O distúrbio pode ser causado por um aumento nos níveis de hormônios tireoidianos. Se você se sentir exausto mesmo depois de descansar e o humor deixar a desejar, mesmo em um dia ensolarado de verão, é aconselhável procurar um médico.
Dores de cabeça frequentes: Endocrinologistas afirmam que a causa de dores de cabeça, excluindo estresse e fadiga, pode ser um baixo nível do hormônio feminino estrogênio. Ele controla os processos metabólicos na medula espinhal e no cérebro, e a falta ou excesso de estrogênio frequentemente causa mau humor e enxaquecas.
Queda de cabelo: Isso pode ser influenciado pela testosterona, insulina e hormônios da tireoide. Ao contrário dos homens, o excesso de testosterona em mulheres pode causar queda intensa de cabelo. Em certas condições, o derivado da testosterona, o hormônio DHT, destrói os folículos capilares, resultando em consequências desagradáveis.
Se você está enfrentando qualquer um desses sintomas, é importante não ignorá-los. O equilíbrio hormonal é fundamental para o bem-estar geral e a saúde a longo prazo. Consultar um endocrinologista pode ajudar a identificar possíveis desequilíbrios e fornecer o tratamento adequado. Cuide de sua saúde, preste atenção aos sinais que seu corpo dá e não hesite em procurar ajuda profissional quando necessário.
0 Comentários