Veja os erros mais comuns na hora de malhar
Tem quem vai para a academia com um sorriso no rosto, feliz por estar praticando uma atividade física. Tem também quem vai de cara fechada, mas que sabe da importância que os exercícios físicos têm para a manutenção da nossa saúde. Em qualquer um dos casos, é muito importante ter atenção a algumas dicas básicas para garantir que você não prejudique seu corpo e seu desempenho com práticas que não são indicadas e que podem até causar sérias lesões. Antes de começar a praticar qualquer atividade física, é imprescindível que você converse com um profissional da saúde, mas vamos dar algumas dicas que podem te ajudar, e muito, na hora de colocar as gordurinhas para correr. Vamos lá?
Alonga-se: O alongamento prepara seu corpo para a série de exercícios que você vai executar. É muito importante que você dedique no mínimo dez minutos antes do treino para alongar-se. Costas, panturrilha, braços, pescoço: Nenhuma parte é menos importante do que a outra e você deve respeitar seus limites, sem forçar demais sua musculatura, na hora do alongamento. Ah, e fica uma dica que quase ninguém dá importância: Alonga-se depois das atividades é tão importante quanto alongar-se antes delas.
Alimente-se de forma correta: Nada de comer frituras e alimentos condimentados. O lanche ideal deve acontecer cerca de 40 minutos antes do treino e você deve optar por algo leve e saudável. Um sanduíche natural acompanhado de um copo de suco, também natural, é perfeito por conter proteínas, fibras e carboidratos (que te darão a energia necessária para praticar a atividade que você escolheu). Em alguns casos, barras de cereais, vitaminas de frutas e até mesmo a tapioca (que diferente do que algumas pessoas pensam, é muito saudável) são ótimas opções.
Fiquei de olho na sua postura: Coluna é coisa séria, todo mundo sabe, não é? Tenha cuidado ao realizar atividades que exigem esforço dos músculos das costas ou que tenham a coluna como base de apoio. Ao iniciar uma nova ficha ou começar uma nova modalidade, não espere que seu instrutor te corrija: Pergunte qual é a postura correta para realizar o movimento e, dessa forma, garanta que seu treino seja proveitoso e que, com o tempo, você não tenha problemas de saúde.
Respeite seus limites: Vários problemas podem surgir quando você se esforça demais nas atividades. Seu corpo precisa de um tempo para se recuperar de cada série de exercícios, por isso respeite o intervalo sugerido por seu instrutor. Peso demais pode causar uma lesão muscular grave e esforço além do seu limite pode acabar lhe causando fadiga muscular. Sendo assim, não ache que “quanto mais cansada eu ficar, mais resultados eu vou ter”.
Não use suplementos sem orientação: Os suplementos ajudam, sim, a potencializar seus treinos e resultados. Entretanto, seus objetivos vão definir qual é a melhor suplementação para você. Em casos onde o objetivo é queimar calorias, os termogênicos (que aceleram o metabolismo, aumentam a temperatura do corpo e auxiliam na queima de gordura) são os mais indicados. Quando a meta é ganhar massa muscular, suplementação à base de proteínas puras são perfeitas. Para saber qual é o tipo de produto mais indicado para você, consulte seu nutricionista!
Suas roupas e calçados fazem toda a diferença: Vocês não imaginem mas não dá para malhar com qualquer tipo de calçado ou roupas. Para os calçados, os modelos mais indicados são aqueles que possuem amortecedores na base do calcanhar e que te proporcionem firmeza nos passos e conforto ao andar ou corres. Nada de tênis com solado reto, sneakers ou sapatilhas (a não ser que você pratique Mountain Bike. Nesse caso, as sapatilhas são ideais).
Ao se vestir, é importante que: você se sinta confortável com as roupas que está usando; e que estas roupas não lhe impeçam de realizar algum movimento e que o tecido seja leve para que a transpiração não seja prejudicada (seu corpo também precisa ‘respirar’).
1 Comentários
Adorei as dicas *-------* apesar de não fazer exercício de musculação, faço patins a alguns anos e acho um ótimo exercício pois é algo que gosto de fazer
ResponderExcluir