Se você já sentiu, sabe do que estamos falando: cabelo doloroso. E não, não é apenas sua imaginação pregando peças em você - os médicos dizem que a dor é uma condição muito real, com várias causas comuns.
A ciência por trás da dor tem origem no couro cabeludo. O que está acontecendo é que a inflamação vinda dos vasos sanguíneos no couro cabeludo está inundando os nervos dos folículos capilares e fazendo com que eles doam, A dor no folículo é indistinguível do fio, então ele realmente sente que seu cabelo está doendo. Felizmente, existem algumas maneiras de ajudar a aliviar a dor - e temos o chá sobre como fazê-lo.
1. Deixe seu cabelo para baixo
Penteados apertados estão entre os piores perpetradores. Rabos de cavalo altos, cornrows, buns, tranças e updos podem puxar e até danificar folículos, levando à dor no "cabelo". Caso for usar esses estilos rígidos o ideal é não mais do que algumas vezes por semana, e quando você fazer, não deixa-los durante todo o dia e noite.
Preste atenção a esse tipo de dor no cabelo — pode ser um alerta sobre a queda de cabelo. Tem um um termo oficial para isso, "alopecia por tração", que é gradual perda de cabelos por causa dos folículos danificados por estilos muito apertados. O recomendável é que pessoas propensos à dor de cabelo usem apenas laços de cabelo de pano macios (sem elásticos pegajosos!) e optem por estilos soltos ao invés de qualquer coisa que puxe o couro cabeludo. Evite dormir com o cabelo amarrado ou "configurando" durante a noite, pois a tensão também pode puxar por horas e resultar em dor.
2. Faça uma pausa dos produtos
O shampoo seco, amado por meninas preguiçosas e fanáticos de treino, está se tornando um fator para uma maior incidência na dor no cabelo devido ao uso excessivo. Prolongar um blowout ou usar para ter mais um dia sem fazer a lavagem isso de vez em quando é bom, mas depende como uma substituição regular de lavagem do cabelo pode causar resíduos nos folículos. A maioria das pessoas usa demais e aplica tudo no couro cabeludo ao invés de aplicar nos fios também. As bactérias podem então prosperar, especialmente quando se misturam com o suor, potencialmente causando uma cascata de inflamação, coceira e dor.
3. Lave bem, lave com frequência — mas não com muita frequência
E quando se fala de limpeza, o cabelo pode ser tão exigente quanto Cachinhos Dourados; ele não quer ser lavado, mas não superuque também e jogue todo o equilíbrio do pH fora - que pode ser mais uma causa de cabelo doloroso. A limpeza constante seca o couro cabeludo e pode até induzir uma condição de descamação como dermatite seborreica, que é um estado crônico de inflamação. Se você só quer lavar o cabelo diariamente ou você tem um couro cabeludo sensível, o recomendável é o uso de um shampoo suave de bebê.
4. Entenda sua química de cor
Outra causa notória de dor de cabelo pode ser o uso regular com tintura de cabelo ou descolorante. Muitos anos de coloração, pode desenvolver uma intolerância e o seu cabelo pode doer sempre que fazer um retoque.
5. Prevenção é a chave
A dor capilar é, na verdade, uma ocorrência mais comum — e peculiar — para quem sofre de enxaqueca. Para aqueles aflitos com essa condição de dor de cabeça excruciante, a causa é diferente. O fenômeno é chamado de alodínia e está presente em até dois terços dos portadores de enxaqueca. Com a alusão, normalmente estímulos não-apaíncios — como escovar o cabelo, usar um chapéu ou um rabo de cavalo solto, e o caimento da água sobre o cabelo no chuveiro — tornam-se dolorosos. Penteados apertados certamente podem ser um dos primeiros motivos que contribuinte para enxaquecas, embora o cabelo que dói também possa acontecer separadamente, como parte de um crise de enxaqueca que é provocado por outros gatilhos.
E se seu cabelo dói quando você tem uma enxaqueca, você deve dizer ao seu médico porque é um fator de risco para desenvolver crises mais frequentes, acrescenta. O mais recomendado é um especialista em dor de cabeça para garantir que seu tratamento seja adaptado para o tipo de enxaquecas que você está tendo.
Ponto-chave:
Se a dor do cabelo provém de penteado, hábitos de lavagem ou enxaquecas o mais recomendável é deixar o cabelo para baixo com muita frequencia, já que os folículos precisam de tempo de R&R para descomprimir e rejuvenescer — assim como você.
1 Comentários
Oii eu achei muito interessante esse assunto, acho que nunca vi ninguém falar sobre isso e realmente acontece, principalmente quando uso cabelo preso por muito tempo ou arquinhos, fica bem dolorido, mas depois acaba passando! É sempre bom dar uma pausa nos acessórios para melhorar!
ResponderExcluirwww.vinteprimaveras.com